Search
  • Erika Pallottino

Resposta emocional de emergência


O Instituto Entrelaços tem como viés de atuação as situações que envolvem a resposta emocional de emergência. Alguns dos nossos clientes são do setor de óleo, gás e energia. O treinamento continuado é uma das formas de prevenção de complicações no trabalho que envolve risco. Em situações como essa, nossa função é atuar de forma preventiva ajudando as empresas em seus protocolos e ações em cenários que envolvem notícias difíceis. Nossa intervenção envolve o reconhecimento das respostas emocionais em situações agudas de crise, apresentar os riscos psíquicos de trabalhadores e sobreviventes da emergência, além do olhar sobre o autocuidado da equipe e de si mesmo.

O Instituto Entrelaços criou em 2013 o GAE – Grupo de Atendimento à Emergência – e, desde então, já atuou em diversos cenários de resposta de emergência, consolidando a intervenção psicológica em situações de crise como fundamental para reorganização emocional das corporações que vivenciam incidentes críticos.

Hoje, estamos participando de um importante Simulado de Emergência. A empresa Equinor, preocupada com a segurança dos colaboradores e com a proteção ambiental, promove ao longo de 3 dias um Exercício Global de Gerenciamento de Incidentes com a participação de muitos colaboradores, parceiros, consultores, contando com a participação de mais de 100 pessoas. O Instituto Entrelaços participa desta ação coordenando o suporte emocional aos colaboradores envolvidos, e também como observador das respostas emocionais das equipes respondedoras frente a uma situação de grande estresse emocional.

Quando falamos de situações que envolvem o luto, a perda e a morte precisamos expandir o olhar para os cenários em que acontecem perdas traumáticas e os desastres. Lutos traumáticos podem envolver intenso sofrimento psíquico, descrença em relação à morte, impacto profundo no senso de realidade e agudização da dor com lamento e pesar prolongados, entre outras expressões emocionais de muita intensidade.


187 views0 comments

Recent Posts

See All