Literatura sobre luto
Livros Infanto Juvenis - Luto
​
Por acreditar que a criança não tem capacidade para compreender o que significa a perda ou a tentativa de poupá-la do sofrimento, os adultos, muitas vezes, não conversam com ela sobre a morte e os sentimentos e mudanças que uma perda provoca, não contribuindo para a vivência do processo de luto. É importante que o tema da morte e do luto seja conversado para que ela possa lidar melhor com suas perdas.
• Nós - Eva Furnari
Ed: Global
Mel era alvo de gozações. De tanto segurar a mágoa, acabou com o corpo cheio de nós e resolveu partir. Encontrou ajuda para desatar os nós e uma cidade onde ninguém julgava.
• Por uma questão de saudade - Marina Martinez
Ed: Nova Fronteira
Uma rainha autoritária proibiu a tristeza, mas o povo lhe mostra que, embora possa prender pessoas, é impossível prender a saudade.
• A formiguinha e a neve, adaptado por João de Barros (Braguinha)
Ed: Moderna
Uma formiga pequena andava distraída quando a neve a prendeu e ela ficou sem saída. Pediu ajuda a todos, mas ninguém ligou pra ela.
• O Leão sem Juba - Nely Guernelli Nucci
Ed: Paulinas
Conta a trajetória de muitos que carregam diferenças no corpo. Mostra que o carinho do amor, da amizade e da solidariedade é o único a ajudar a superar o sofrimento e ver o sentido da vida.
• Menina Nina – Ziraldo
Ed: Melhoramentos
O autor sonda os mistérios da vida e da morte falando da dor de um modo delicado. Assim aproveita para ter com Nina, sua neta, uma conversa sobre vida, morte e dor.
• A Operação de Lili - Rubem Alves
Ed: Melhoramentos
Lili, uma elefantinha, precisava fazer uma operação para retirar da sua tromba seu amigo sapo, que lá foi parar. Lili estava com medos, mas a Fada da Floresta, ajudou-a a superá-los.
• A montanha encantada dos gansos selvagens - Rubem Alves
Ed: Paulus
A história de gansos selvagens e a Montanha Mágica, onde a vida era bela e só iriam os mais velhos, pois esses eram mais leves (por não terem mais tantos medos), e podiam voar.
• O dia em que o passarinho não cantou - Luciana Mazorra e Valéria Tinoco
Ed: Livro Plenos
Trata sobre a perda de um animal de estimação. Conversa com a criança a respeito do tema da morte, podendo ser um instrumento para pais, professores e psicoterapeutas.
• A história de uma folha - Léo Buscaglia
Ed: Record
Conta como as folhas mudam com a passagem das estações, caindo finalmente ao solo com a neve do inverno, ilustrando o equilíbrio entre a vida e a morte.
• Cadê meu avô? - LidiaIzecson de Carvalho
Ed: Biruta
Fala da perda do avô querido. A autora trata do tema com muita sensibilidade, sem apelar para explicações que mistificam a realidade.
• Meu filho pato - Ilan Brenman com o apoio do Instituto 4 Estações
Ed: Companhia das Letras
Seis escritores criam histórias para os pequenos sobre perdas. Contos de humor, outros mais tristes, um mais psicodélico, cordel e poesia.
• Dona Saudade - Cláudia Pessoa
Ed: Callis
Para onde vão as coisas e as pessoas que desapareceram da nossa frente? Dona Saudade não mostra que alguns temas difíceis podem ser abordados com delicadeza e bom humor.
• O bicho-medo e seus segredos - Eliane Pimenta
Ed: Manati
Quantos bichos moram dentro da gente? Será que nós mandamos neles, ou eles é que mandam na gente? Neste livro o pequeno leitor pode conhecer melhor seus sentimentos.
• O teatro de sombras da Ofélia - Michael Ende
Ed: Ática
Ofélia acaba esquecendo a velhice e a solidão quando encontra uma série de sombras que lhe pedem abrigo.
• Ficar triste não é ruim - Michaelene Mundy
Ed: Paulus
Este livro oferece às crianças de todas as idades uma visão realista e confortadora da perda - cheia de estímulos positivos e alentadores para lidar com a perda na infância.
• Os porquês do coração - Nye Ribeiro; Conceil Correa da Silva
Ed: Editora do Brasil
Mabel vivia fazendo perguntas. Até que, em seu aniversário, ela ganha um lindo peixinho de presente. Esse peixinho ficará sabendo do segredo de Mabel, o que irá uni-los ainda mais.
• Quando seu animal de estimação morre - Victoria Ryan
Ed: Paulus
Uma criança nunca esquece um animal de estimação que amou. Este livro ajudará a criança a viver essa situação de pesar de forma positiva.
• Quando seus avós morrem -Victoria Ryan
Ed: Paulus
Para explicar o que acontece, os pequenos elfos deste livro descrevem tanto os dias difíceis que antecedem quanto aqueles que sucedem a morte de um dos avós.
• Quando seu pai ou sua mãe morrem - Daniel Fitzpatrick G.
Ed: Paulus
As pequenas máximas deste livro pretendem fazer com que o leitor compreenda e enfrente melhor esse momento.
• Quando os dinossauros morrem - Laurie Krasny Brown
Ed: Salamandra
Se a perda é difícil para o adulto, como será para a criança? Este livro serve como um ponto de partida para uma conversa, num clima de envolvimento, participação, solidariedade e afeto.
• Conversando sobre a morte - Carla Luciano Codani Hisatugo
Ed: Casa do Psicólogo
Segundo a obra, cabe ao adulto ser sincero quanto aos seus sentimentos frente ao luto e demonstrar para a criança que não sabe tudo, mas pode, superar as tristezas.
• Por que vovó morreu? Trudy Madler
Ed: Ática
A morte da avó faz Heidi buscar respostas para muitas perguntas. Um livro que trabalha o delicado tema da morte.
• Morte: o que está acontecendo? - Karen Bryant-Mole
Ed: Moderna
A partir da morte de um bichinho de estimação, a autora discute a morte de pessoas amadas; avós, pais, irmãos.
• O decreto da alegria - Rubem Alves
Ed: Paulus
Um rei de bom coração e cabeça tola decreta não haver mais tristeza em seu reino, exigindo que todos vivessem alegres e felizes, sob pena de punições de cócegas e piadas.
• O anjo da guarda do vovô - Jutta Bauer
Ed: Cosac Naify
Um avô no leito de hospital recorda para seu neto os principais momentos de sua vida. Por meio de desenhos, o leitor fica sabendo que o avô teve a companhia de um anjo da guarda.
• A arte de falar da morte para crianças - Lucélia Elizabeth Paiva
Ed: Idéias e Letras
A autora propõe a utilização da literatura como instrumento auxiliar para uma abordagem mais branda da vida e da morte, buscando o acalanto necessário no acolhimento às dores e aos sofrimentos humanos.
• Tempos de vida – uma bela maneira de explicar a vida e a morte às crianças - Bryan Mellone e Robert Ingpen
Ed: Global
Este livro auxilia a criança a entender a morte como parte do ciclo natural. Trata de todas as formas da vida - nascimento, crescimento, maturidade e morte. Isso acontece com o minúsculo inseto ou com o ser humano. Pode ser rápido ou muito longo, mas todos têm seu tempo de vida.
• Silêncio – Doze histórias universais sobre a morte - Ilan Brenman
Ed: Companhia das Letrinhas
O leitor poderá conhecer doze contos de diferentes tempos e culturas sobre esse tema que para muitas pessoas pode ser assustador. Divididas em três seções, estas narrativas objetivam o leitor a lidar com o fim da vida.
• Cadê meu avô? - Lídia Izecson de Carvalho
Ed: Biruta
Renato vive um momento difícil em sua vida - a perda do avô muito querido que lhe contava lindas 'histórias da boca'. Não sabe onde está o avô e vai pedir a ajuda do Papai Noel para encontrá-lo. A autora trata o tema com muita sensibilidade, sem apelar para explicações que mistificam a realidade.
• Vovô foi viajar - Maurício Veneza
Ed: Compor
O avô, que não aparece mais, intriga a netinha. A mãe, o pai, ninguém parece ter respostas para as perguntas diretas da menina. Essa história trata de um assunto delicado - a perda de uma pessoa querida, de forma sensível e inteligente.
• Emmanuela - Ieda de Oliveira
Ed: Ao livro técnico
O livro trata da chegada de um bebê na casa da família de Rafael. Emmanuela tem um grave problema em seu coração e pode morrer se não for submetida a uma cirurgia. Todo esse cenário permite uma reflexão importante, mostrando que o amor não conhece os limites da vida e da morte.
• A história de Pedro e Lia - Ieda Adorno
Ed: Psy
Da morte só sabemos histórias contadas do lado de cá. E qual a vantagem de falarmos sobre ela? É simples. Quem não fala da morte acaba por esquecer da vida. Morre antes, sem perceber
• Eu vi mamãe nascer - Luiz Fernando Emediato
Ed: Geração Editoria (Ediouro)
Uma criança de oito anos narra suas reações diante da morte da mãe. Livro infantil publicado em repetidas edições desde 1977 que busca confortar o leitor quando se trata não só de enfrentar o tema da morte, mas também o de responder à eterna pergunta - para que serve a vida?
• Não é fácil, pequeno esquilo - Elisa Ramón
Ed: Kalandraka
Através da história de um esquilinho que perdeu sua mãe, o livro mostra como são possíveis a transformação de sentimentos e a superação de angústias.
• Fica comigo - Georgina Da Costa Martins
Ed: DCL - Difusao Cultural
Este livro mostra que é natural não gostar de ficar sozinho, assim como também não tem nada de errado em ter medo de bruxa, de dragão, do escuro, da morte e de tantas outras coisas.
• Corda Bamba - Lygia Bojunga Nunes
Ed: Civilização Brasileira
O livro, trabalhando na linha psicológica, enfoca a morte e seus estigmas. Conduz o aprendizado de viver com a perda e nos leva à compreensão de que podemos caminhar sozinhos e sermos bem sucedidos, mesmo que andemos na corda bamba.
• Sadako e os mil pássaros de papel - Eleanor Coerr
Ed: Editora Z
Baseado em uma história real e ricamente ilustrado, Sadako e os mil pássaros de papel celebra a coragem que transformou uma jovem em uma heroína do Japão, causando emoções em pessoas do mundo todo, sendo adotado em muitas escolas.
• A mulher que matou os peixes - Clarice Lispector
Ed: Rocco
A personagem Clarice pede perdão aos leitores por ter esquecido de alimentar os peixinhos de seu filho, procurando demonstrar que a morte dos peixinhos foi um ato involuntário.
• Caindo morto - Babette Cole
Ed: Ática
Dois avós bem-humorados conversam com os netinhos sobre a vida e a morte. Explicam como o ser humano se transforma de um careca enrugadinho de 1 ano de idade em um careca enrugadinho de 80.
• Pingo de luz - Gislaine Maria D´Assumpção
Ed: Vozes
Fundamentado na teoria da psicologia transpessoal e com uma visão holística da realidade, o livro trata do aspecto emocional, psicológico e espiritual da vida e da morte. Numa linguagem simples, são tratados temas como - regressão, perdas, confronto com a morte, transcendência, sentido da vida.
• A revelação do segredo - Elizabeth Kubler Ross
Ed: Record
• A felicidade dos pais - Rubem Alves
Ed: Paulus
Um imperador que amava muito seus filhos e netos queria que eles nunca morressem. Por isso, ele convoca todas as pessoas que pudessem afugentar a morte. Dentre todos, um velho sábio o surpreende com suas afirmações.
• Um dente de leite, um saco de ossinhos - Nilma Lacerda
Ed: Nova Fronteira
Este livro mostra um mundo perto e, ao mesmo tempo, longe de nós, feito de palavras, de traços, de cores e de um saber especial sobre a Vida, sobre os encontros da vida com a morte.
Livros para adultos sobre luto
• A arte de falar da morte para crianças - Lucélia Elizabeth Paiva
Instrumento auxiliar para uma abordagem mais branda da vida e da morte, buscando o acalanto necessário no acolhimento às dores e aos sofrimentos humanos.
• Oscar e Senhora Rosa- Eric-Emmanuel Schmmitt
Ed: Nova Fronteira
Um garoto de 10 anos, paciente terminal, encontra a Senhora Rosa. Incentivado por ela, Oscar começa escrever cartas a Deus, nas quais descreve seus 12 últimos dias de vida.
• Um sopro de vida - Clarice Lispector
Ed: Rocco
Um homem aflito que criou uma personagem, Angela Pralini, seu alter-ego. Mas ora ele não se reconhecia em Angela, ora o odiava visceralmente.
• A história dos seios - Rosália Milsztajn
Ed: 7 Letras
Metáforas que envolvem esta parte da anatomia. A autora desenha pequenos retratos que compõem, em última instância, um mosaico sensível do feminino.
• Para Francisco - Cristiana Guerra
Ed: ARX
Um homem tem morte súbita, meses antes do nascimento do seu filho. Assim nasceu o blog que inspirou este livro. O livro mostra a ânsia da autora em falar para Francisco sobre seu pai.
• Entre nós - Luiza Polessa
Ed: Best Seller
Depoimentos de quem convive com o câncer. Retrata a dura realidade de exames e cirurgias. É um tratado sobre família, amizade e superação.
• As intermitências da morte - José Saramago
Ed: Companhia das Letras
De repente, num certo país fabuloso, as pessoas simplesmente param de morrer. Mas, na sua intermitência, a morte pode a qualquer momento retomar os afazeres de sempre.
• Podemos dizer adeus mais de uma vez - David Servan-Schreiber
Ed: Fontanar
David criou um programa anticâncer que o ajudou a fortalecer seu organismo. Neste livro, se despede dos familiares, amigos e leitores.
• Um dia depois do outro - Roger Rosenblatt
Ed: Nova Fronteira
O livro conta a história de Roger Rosenblatt e sua mulher Ginny após a morte da filha Amy - uma talentosa médica, mãe e esposa.
• Bem-vindo à vida - Eduardo Aquino
Ed: Sextante
Mais do que a história de um neurocientista que descobre uma doença fatal, o livro é uma mensagem sobre a relação entre fé e ciência, corpo e alma.
• Últimas Palavras - Christopher Hitchens
Ed: Globo
Hitchens passou a descrever a gradual deterioração da própria saúde decorrente da quimioterapia. Ironiza a associação do câncer como vingança divina. Defensor da ciência, comenta os avanços da medicina.
• O filho eterno - Cristovão Tezza
Ed: Record
Enquanto ainda tenta se acostumar com a novidade de ter se tornado pai, o protagonista tem que se habituar com outra ideia - seria pai de uma criança com síndrome de Down.
• O escafandro e a borboleta -Jean-Dominique Bauby
Ed: Martins Fontes
Um AVC deixou o ator em coma profundo. Ao sair dele, só um olho se mexia. Esse olho é o vínculo que ele tem com o mundo.
• Coragem de mãe - Marie-LaurePicat
Ed: Fontanar
História verdadeira de Marie, que foi diagnosticada com câncer terminal. Mãe divorciada de quatro filhos e com um histórico familiar conturbado, ela embarcou numa missão para manter a família unida após sua morte.
• Uma morte muito suave - Simone Beauvoir
Ed: Nova Fronteira
Narra angústia que envolveu a internação e morte de sua mãe, descrevendo os absurdos da existência e fazendo valer a tarefa da literatura: superar a solidão.
• O ano do pensamento mágico - Joan Didion
Ed: Nova Fronteira
Sem uma gota de autopiedade e com um estilo envolvente e emocionante, Joan Didion narra o período de um ano que se seguiu à morte de seu marido e a doença de sua única filha
• Claro como o dia - Eugene O’Kelly
Ed: Nova Fronteira
O autor, então presidente da KPMG, descobre que tem três meses de vida. Pessoas que, por causa do trabalho, não se cuidam, vão se identificar profundamente com o relato.
• Salvando meu filho - Richard Galli
Ed: Sextante
Uma história sobre a adversidade, a força e o apoio que uma comunidade angustiada dá em um momento de crise.
• A última grande lição - Mitch Albom
Ed: Sextante
Vinte anos depois, Mitch reencontra seu velho mestre, nos últimos meses da vida, acometido de uma doença terminal. Durante quatorze encontros, eles tratam de temas fundamentais para a felicidade e realização humana.
• A culpa é das estrelas- John Green
Ed: Intrínseca
Hazel é uma paciente terminal que conhece Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece em seu Grupo de Apoio. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.
• Sem medo de saber - Ilan Gorin
Ed: Sextante
Após perder seu pai vítima de câncer, Ilan Gorin organizou este livro. Seu objetivo é conscientizar o maior número de pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce.
• Sinto-me só -Karl Taro Greenfeld
Ed: Planeta
História de um menino ao lado de seu irmão autista. Greenfeld fala sobre como foi crescer à sombra de seu irmão.
• Devoção - Dick Hoyt e Don Yaeger
Ed: Novo Conceito
Nascido com uma tetraplegia espasmódica, Rick Hoyt foi desenganado por vários médicos. Sua mãe trabalhou para que crianças com deficiências pudessem frequentar escolas públicas.
• Depois do parto, a dor - Brooke Shields
Ed: Prestígio
A gravidez de Brooke foi algo extremamente difícil, e ao nascimento, segue-se um sentimento devastador. Brooke conta a história de como lutou contra um distúrbio incompreendido.
• Sinto muito - Nuno Lobo Antunes
Ed: Objetiva
Autobiografia do pediatra que se especializou no tratamento de crianças com câncer e exerceu a medicina em meio a gente de todos os cantos.
• O médico doente - Drauzio Varella
Ed: Companhia das Letras
Em 2004, ao voltar de uma viagem à floresta amazônica, Drauzio sentiu-se mal. O doente viu-se na desconfortável posição de entender melhor do que o paciente comum a gravidade de seu caso.
• Paula - Isabel Allende
Ed: Bertrand Brasil
Testemunho de Isabel Allende sobre a morte de sua filha. São as suas memórias. A autora ressalta que esta não é uma obra sobre a morte, mas uma celebração da vida.
• Diário de luto - Roland Barthes
Ed: WMF Martins Fontes
Do dia seguinte ao da morte de sua mãe até dois anos, Roland Barthes manteve um diário de luto, 330 fichas quase todas datadas e reunidas aqui.
• O lado fatal - Lya Luft
Ed: Record
Nesses poemas as palavras reforçam a intensidade da dor, e intensifica a perplexidade - e agora? Ao verbalizar essa emoção, a autora tenta também reestruturar a sua vida.
• Fora do tempo - David Grossman
Ed: Companhia das Letras
Depois de cinco anos de dor muda, um Homem subitamente recupera a fala e anuncia a sua Mulher que partirá numa jornada para 'lá', onde sente que o espera o filho morto.
• Antes de nascer o mundo - Mia Couto
Ed: Companhia da Letras
Jesusalém, ermo encravado na savana, em Moçambique, abriga cinco almas apartadas das gentes e cidades do mundo. O passado para eles é pura negação recortada em torno da figura da mãe morta em circunstâncias misteriosas. E o futuro se afigura inexistente.
• Noites Azuis - Joan Didion
Ed: Nova Fronteira
Entre lembranças tocantes e, em alguns casos, dilacerantes, a escritora analisa seus próprios medos, angústias e dúvidas e, ao fazê-lo, compara sua vida ao período das chamadas noites azuis - 'o oposto do declínio da claridade, mas também seu aviso.'
• De Angola: Salomão e Vida - Salomão Adriano Nossanga Ordem
Ed: Usina de Letras