top of page
Buscar
  • Erika Pallottino

Dia dos Pais com saudade


Datas que atualizam e remexem a dor que a saudade nos faz sentir.

Dia dos pais sem pai presente, é dia de saudade.

A saudade pode ter diversos tons: lamento, pesar, alegria, sorriso, histórias engraçadas, arrependimentos, culpa.

Cada um sabe a cor e o tom que a sua saudade tem.

Nas escolas, ultimamente, vejo um fenômeno acontecer que, no meu olhar, parece um pouco curioso. O Dia dos Pais ou das Mães está sendo substituído pelo Dia da Família. Entendo que a transformação se deve às novas configurações familiares. No entanto, universalmente, existe a data onde se comemora o Dia dos Pais e a data do Dia das Mães. Recebo questionamentos de muitas mães que perderam seus maridos, assim como de pais que perderam suas esposas, com grandes dificuldades em conduzirem essa situação. As perguntas mais frequentes costumam ser: "Devo levá-lo a festa de homenagem ao Dia dos Pais? Ela deve fazer o presente? Posso pedir para o padrinho ir na festa no lugar do pai?"

Sempre digo e reafirmo: é a criança quem deve escolher o que deseja fazer, com o auxílio e a presença de um adulto de sua confiança, é claro. Compartilhar com ela essa decisão parece sempre ser a melhor saída. Como é comum os adultos "esquecerem" de legitimar os desejos das crianças, colocando-as à parte de decisões que também pertencem a elas. E como pertencem!

Durante os atendimentos com algumas crianças ao longo dessa semana, percebi que elas não sabiam que a data estava se aproximando. Tomaram um susto quando falei que domingo seria o Dia dos Pais. Para algumas, mais desconfiadas, tive que mostrar o calendário e ficamos, juntos, refletindo sobre as sensações que surgiam.

É triste sim, dia dos pais sem pai, uma delas me falou. Acolhi o lamento e o pesar, autorizando a emoção que percebia surgir.

Deixo aqui, portanto, o meu registro: autorize o seu sentimento, permita se conectar (e que as crianças se conectem) com os afetos que poderão surgir.

Agradeça ou chore pela presença ou pela ausência do seu pai.

O amor, mesmo com o risco de sentir dor (pois onde há vínculo, existe risco), é uma das experiências mais gostosas de se viver. E então, não se esqueça: o luto é a resposta do amor investido.

Se existe a reação de luto pela perda do seu pai, tenha certeza que você o amou muito!


115 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page