top of page
Buscar
  • Erika Pallottino

Ambulatório de Intervenções e Suporte ao Luto - sobre realizar um sonho


Sempre tive esse sonho: ter um ambulatório social para receber pessoas de todas as classes sociais e poder oferecer suporte e atendimento especializado a perdas e luto a um número maior de pessoas, além de poder também realizar pesquisas e estudos de forma mais aprofundada sobre o processo de luto.

Pensava, pensava e pensava e não sabia como viabilizar essa possibilidade...

Ei que, uma colega psicóloga, Glauce Correa, referência na área de psicologia hospitalar, assume um Ambulatório na Santa Casa de Misericórdia no Rio de Janeiro. Ali, monta o Núcleo Integrado de Psicologia Clínica e Hospitalar (NIPCH). Neste núcleo ela passa a atender o público externo com valores sociais, monta a sua equipe clínica e dá início aos trabalhos. Glauce é também parceira do Entrelaços, coordenando comigo o Grupo de Trabalho TanatoVet, onde estudamos e ajudamos um grupo especial de veterinário a lidar com as perdas de sua profissão, treinando e aprimorando as conversas que envolvem notícias difíceis e eutanásia, entre outros estudos.

Levei a proposta do Ambulatóio à Glauce. Ela gostou e topou na hora. Foi um dia feliz e eu não cabia em mim. Dividi com Cecília Rezende, minha sócia, que aguardava ansiosamente o retorno dessa reunião.

Estruturei o trabalho no papel (ele já estava na minha cabeça há muito tempo!), montamos a nossa equipe clínica, formada por ex alunos do Entrelaços, profissionais que fizeram cursos e atividades com a gente e reconhecem que a clínica com enlutados tem a sua especificidade de atuação . Fizemos também um processo seletivo e contratamos 3 brilhantes estagiárias, que ao nosso lado, têm estudado e nos ajudado a criar protocolos de atuação e pesquisa.

O ambulatório começará os atendimentos no dia 01/08, uma 3a feira, de 13h às 16h, mas a equipe já trabalha a todo vapor. Nos encontramos todas às 6as feiras para as nossas sessões clínicas e reuniões de equipe.

Na próxima 2a feira, dia 19/06, a nossa agenda já encontra-se aberta para as marcações de avaliação e psicoterapia.

Estamos felizes em anunciar esse Ambulatório como uma atividade pioneira para a cidade do Rio de Janeiro.

Estamos felizes por termos um espaço social, em um local de referência, de portas abertas para receber pessoas em sofrimento e com dificuldades na adaptação de seu processo de perda.

Nos ajude a divulgar esse Serviço.

Quanto mais pessoas souberem, maior será a rede de suporte e ajuda.

Se você tem alguma dúvida ligue para o Entrelaços (21)2225.6155 ou escreva um email para ambulatoriodoluto@gmail.com .


317 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page